Samba
Samba é um servidor e conjunto de ferramentas capaz de fazer com que redes Microsoft, Linux e Unix comuniquem entre si. Ele utiliza os protocolos SMB (Server Menssage Block) e CIFS (Common Internet File System), equivalente ao NetBEUI no Windows.
Arquivo de configuração
Toda a configuração relacionada com nomes, grupo de trabalho, tipo de servidor, log, compartilhamento de arquivos e impressão do samba é colocada no arquivo de configuração /etc/samba/smb.conf. Este arquivo é dividido em seções e parâmetros.
Uma seção no arquivo de configuração do samba (smb.conf) é definido por um nome entre "[ ]". As seções têm o objetivo de organizar os parâmetros pra que tenham efeito somente em algumas configurações de compartilhamento do servidor (exceto os da seção [global] que não especificam compartilhamentos, mas suas diretivas podem ser válidas para todas os compartilhamentos do arquivo de configuração). Alguns nomes de seções foram reservados para configurações específicas do samba, eles são os seguintes:
[global]
Define configurações que afetam o servidor samba como um todo, fazendo efeito em todos os compartilhamentos existentes na máquina. Por exemplo, o grupo de trabalho, nome do servidor, página de código, restrições de acesso por nome, etc..
[homes]
Especifica opções de acesso a diretórios homes de usuários. O diretório home é disponibilizado somente para seu dono, após se autenticar no sistema.
[printers]
Define opções gerais para controle das impressoras do sistema. Este compartilhamento mapeia os nomes de todas as impressoras encontradas no /etc/printcap. Configurações especiais podem ser feitas separadamente.
[netlogon]
Compartilhamento de Scripts.
workgroup = [grupo de trabalho/domínio]
Diz qual o nome do grupo de trabalho/domínio que a máquina samba pertencerá.
guest account = [conta]
Define a conta local de usuário que será mapeada quando um usuário se conectar sem senha (usuário guest). Veja mais detalhes em