Salvação
Como ser salvo?
Vamos comparar a salvação com uma viagem que tem origem, caminho e destino:
1- Origem da salvação/GRAÇA: v.5c e v.8a
A origem é de onde viemos.
De onde vem a Salvação?
O texto deixa claro que a salvação é de graça, não custa nada devido ao amor e misericórdia de Deus por nós (v.4).
Está bem claro que ‘isto não vem de obras... para que ninguém se glorie’ (v.8,9) pois se fosse das obras, seria conquistado pelo próprio homem/mulher e estaria sujeito à vontade e justiça humana, mas se é pela graça, então só pode ser concedido por Deus.
Muitas pessoas e religiões querem pagar sua própria salvação e se decepcionam porque é impossível. Somente Jesus pode pagar a salvação, por que não somos merecedores de nossa salvação, pois ‘estando nós mortos em nossos delitos, Ele nos deu vida’ (v.5).
Não há nada de bom que possamos fazer para que Deus nos ame mais. Não há nada que deixemos de fazer para que Deus nos ame Menos. Por que Deus é Amor!
2- O Caminho da Salvação/FÉ: v.8b
O caminho significa a direção que vamos seguir. Para chegar ao destino precisa-se de seguir o caminho certo. Se partirmos de um lugar para outro devemos escolher qual direção melhor para chegar ao destino. Qual é o Caminho para a Salvação?
O texto diz que é ‘pela fé’, ou através da fé. Mas será que é qualquer fé, em qualquer crença ou deus? Não. É uma fé específica em uma única pessoa que é Jesus Cristo que disse: ‘eu sou o caminho, a verdade e a vida’ (João 14.6). Jesus não disse ‘um dos caminhos’, ‘uma das verdades’ ou ‘uma das vidas’. Muitos dizem que há muitos caminhos para chegar até Deus, que há