Salvador, vias e veias
O trabalho desenvolvido consiste em entender melhor a cidade de salvador, buscando em nomes de ruas, praças, avenidas e largos entender melhor a historia e o contexto sócio-cultural envolvidos por trás de cada escolha de nome. Nessa pesquisa, constam alguns dos nomes mais curiosos do subtema “Nomes Históricos”.
Salvador, BA – 2014
Rua da Forca
Hábitos da época colonial influenciavam na hora nomear as ruas da capital baiana, por exemplo, a Rua da Forca que leva a Praça da Piedade. Localizada no centro histórico da cidade do Salvador, estado da Bahia, no Brasil. A forca é composta por um poste de madeira com uma corda amarrada em forma de laço. O executado era colocado de pé sobre uma mesa ou cadeira, e o laço era posto em volta de seu pescoço, era então removido aquilo que estivesse sob os pés. Era o instrumento de justiça da época do Brasil colonial, utilizada para executar os presos. A Rua da forca, no bairro da piedade, tem esse nome, pois na rua havia uma forca usada para matar os revoltosos durante o Império Brasileiro.
Pela rua da forca eram trazidos os condenados à execução, que ficavam encarcerados na parte inferior do prédio da Casa da Câmara e Cadeia (na Praça Municipal). O cortejo era feito a pé, com os condenados sendo confortados pelos padres, e grande acompanhamento popular.Assim é que, historicamente, a Rua da Forca é a rua que levava ao enforcamento. “Uma história interessante é a da Piedade, chamada assim por ser o local onde eram levados os presos para execução. Piedade em função do sentimento do povo. Os envolvidos na Revolta dos Alfaiates foram enforcados lá", afirma o escritor e jornalista, Jolivaldo Freitas, autor do livro "Histórias da Bahia".
A origem do nome se explica pelo seu uso. Os condenados à forca eram levados a pé do Paço Municipal, onde ficava a cadeia, passavam pela rua Carlos Gomes até chegar à rua da Forca. Até hoje a rua que fica em frente à entrada principal da Piedade, guarda esse nome.