Ética e Sociedade
As normas da sociedade têm muito a ver com os valores morais. Elas são os meios pelos quais os valores morais de uma sociedade são expressos e adquirem um caráter normativo, isto é, obrigatório.
Quando surgem questionamentos sobre a validade de determinados valores ou costumes, surge a necessidade de fundamentar teoricamente esses valores vividos de uma forma prática. De modo geral, é comum usar o conceito de ética e moral como sinônimos. Aqui aparece o conceito de ética, que é definida como o conjunto das práticas morais de uma determinada sociedade.
O conceito de ética é usado aqui para se referir à teoria sobre a prática, é a descoberta da diferença entre o que é e o que deveria ser: a experiência ética fundamental.
O fato de não saber como agir numa determinada situação nos mostra que, diferentemente de outros animais, os seres humanos serão seres inacabados. O ser humano deve, portanto, construir ou conquistar o seu ser.
O modo como solucionamos os problemas que surgem é de nossa responsabilidade. Somos responsáveis não somente pelas intenções das nossas ações, mas também pelas suas consequências.
Nós somos seres morais e as comunidades humanas sempre criaram sistemas de valores e normas morais para possibilitar a convivência social. O ser humano precisa organizar o mundo para superar o caos, necessita construir um mundo para si, um mundo que tenha um sentido humano, e nesse processo, construir a si mesmo.
O mundo humano construído pelos próprios seres humanos é a cultura, que é entendida como a totalidade dos produtos da atividade do ser humano, sejam materiais ou espirituais.
Na modernidade, surge o mito do progresso, onde valoriza- se o indivíduo em detrimento da coletividade; ao contrário de antigamente, que valorizava o coletivo em detrimento do indivíduo. A ordem social é agora legitimada não mais pela religião e pela moral, mas pelo