Salto triplo e à distância
História
O salto triplo está nas olimpíadas desde 1896 com a modalidade masculina. As mulheres começaram cem anos depois, em 1996.
Alguns dados mostram que o salto triplo começou com os Celts nos Jogos Taitianos, no século II. Antigamente, irlandeses e escoceses tinham o comando da prova, depois japoneses, australianos e brasileiros foram se especializando. O atleta que participa do salto triplo precisa ser rápido e ter técnicas de saltos
Técnica
O Salto triplo é uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia. A prova se inicia com uma corrida de impulso. O salto começa com perna de impulsão tocando o solo, segue-se uma pequena flexão da perna de impulsão: nesse momento a perna de impulsão sofre grande pressão, de até 6 vezes o peso do atleta, sendo que quanto maior o ângulo maior a pressão. É realizada também uma técnica conhecida como “patada”, onde o saltador faz um movimento brusco com a perna para trás e para cima, tentando assim reduzir a perda de velocidade horizontal. Por fim, na fase de voo, deve-se corrigir o equilíbrio através da rotação horizontal dos braços, colocando o centro de gravidade no lugar.
Atletas
Os atletas famosos do esporte são:
João Carlos de Oliveira
Jonathan Edwards
Adhemar Ferreira da Silva
Curiosidades
O recorde mundial de triplo salto masculino pertence ao britânico Jonathan Edwards, com 18.29 metros, marca datada de 7 de Agosto de 1995, em Gotemburgo, na Suécia.
Quanto a atletas femininas, a ucraniana Inessa Kravets alcançou o recorde mundial nesta prova, em 10 de Agosto de 1995, também em Gotemburgo, na Suécia. Fez um salto de15.50 metros.
Em Portugal, Nelson Évora bateu recentemente o antigo recorde nacional saltando 17,23 metros, em Gotemburgo, no dia 10 de Agosto de 2006.
Salto em distância
História
Á muito tempo esse esporte faz parte das competições esportivas. Figurou nos Jogos de 708 AC como parte do Pentatlo: o saltador pegava na sua