Auditoria Ambiental
RESUMO
A auditoria ambiental é uma ferramenta utilizada como medida preventiva e que possibilita às empresas a buscar por alternativas racionais para resolver problemas ambientais decorrentes de suas atividades, permite também que as empresas contribuam para a construção de um planeta ecologicamente equilibrado e para o fortalecimento da economia mundial.
O objetivo deste trabalho é apresentar, de maneira clara e sintética, a origem, o conceito e o motivo de se utilizar esta ferramenta, assim como a correlação entre auditoria ambiental e desenvolvimento sustentável para o meio empresarial.
INTRODUÇÃO
A auditoria ambiental é o retrato do desempenho ambiental da empresa. Atualmente, a auditoria ambiental é considerada uma das ferramentas da gestão ambiental de mais destaque. A competição internacional e o processo acelerado de fusões e aquisições de empresas passou a requerer verificações rigorosas, para que passivos ambientais existentes pudessem ser avaliados e seu valor levado em consideração nos negócios, criando assim a necessidade de auditorias ambientais. Além de necessitarem de grandes custos para sua remedi ação, passivos e danos ambientais podem ferir a imagem de uma empresa, o que levou as organizações a estabelecerem processos sistemáticos de verificação dos cuidados com o meio ambiente, como a auditoria ambiental, em suas matrizes e filiais.
A Norma NBR ISO 14.010 define Auditoria Ambiental como o "processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ai cliente.
Resumindo e simplificando o conceito acima temos que a Auditoria Ambiental é “um processo sistemático e formal de