biologia
Carbono
O Carbono (C) é o quinto elemento mais abundante no Universo, depois do Hidrogênio (H), Hélio (He) e o Oxigênio (O), e é o pilar da vida como a conhecemos.
Existem basicamente duas formas de carbono, uma orgânica, presente nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas.
No planeta Terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoquímico. Este ciclo pode ser dividido em dois tipos: o ciclo "lento" ou geológico, e o ciclo "rápido" ou biológico.
Nitrogênio
O processo pelo qual o nitrogênio ou azoto circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto. O ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos
Oxigênio
O ciclo do oxigênio é complexo, uma vez que esse elemento é utilizado e liberado pelos seres vivos em diferentes formas de combinação química. O principal reservatório de oxigênio para os seres vivos é a atmosfera, onde esse elemento se encontra na forma de gás oxigênio (O2) e de gás carbônico (CO2).
Água
O planeta Terra possui cerca de 2/3 de sua superfície coberta por oceanos, que representam o maior reservatório de água do planeta, contendo aproximadamente 97% da água mundial. As geleiras polares abrigam cerca de 2%, os rios e lagos (incluindo os lençóis freáticos) 1%, e a atmosfera 0,001%. Nos oceanos, rios e lagos, a água se encontra em estado líquido; nas geleiras, em estado sólido; e na atmosfera, em estado gasoso. O Ciclo da Água ocorre pelo fluxo da água entre estes ambientes.
Abaixo, um esquema do Ciclo Geológico da Água e seus principais processos. Lembre-se que o ciclo geológico não considera a passagem desta substância pelos