salmoura
Apresentar de maneira simples as reações envolvidas para a verificação e determinação de soda caustica na amostra de salmoura.
2.0- Revisão Bibliográfica
2.1- Princípios da análise titriométrica.
Segundo Vogel, Arthur Israel 6a edição (2002) a análise titrimétrica é o nome dado para análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, é necessário para reagir quantitativamente com volume determinado da solução que contém a substancia a ser analisada.
A volumetria de neutralização, conforme Vogel, Arthur Israel 6a edição (2002), é a análise volumétrica usada para denominar essa modalidade de determinação quantitativa, mas hoje se prefere a expressão “análise titrimétrica”. A razão para que esse nome seja utilizado é o fato de expressar melhor o processo de titulação, enquanto o termo análise volumétrica poderia ser confundido com medição de volumes, como no caso de gases.
Neste processo de titrimetria alguns produtos químicos são frequentemente usados em determinadas concentrações como soluções de referencia. Estas substâncias são conhecidas como padrões primários ou secundários.
Padrões primários tem a necessidade de ser uma substância pura para que se possa preparar uma solução padrão com uma pesagem direta e diluição até um determinado volume de solução, de acordo com Vogel, Arthur Israel 6a edição (2002), um padrão primário deve seguir os seguintes requisitos: fácil de obter, purificar, secar, preservar em estado puro, a substância não pode sofrer alteração no ar durante a pesagem, deve poder ser testada para impurezas através de ensaios qualitativos ou outros testes de sensibilidade conhecidos, o padrão deve ter uma massa molecular relativa elevada para que os erros de pesagem possam ser ignorados, deve ser facilmente solúvel nas condições de trabalho, a reação com solução padrão deve ser estequiométrica e praticamente instantânea.
2.2- Indicadores