Salada
O uso de salada na alimentação é de extrema importância para a saúde. As vantagens do consumo de folhas e legumes não são facilmente encontradas nos demais alimentos. São ricos em vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo, previnem doenças e complicações. Por isso, é aconselhável a ingestão de vegetais crus, já que o cozimento elimina uma parte dos nutrientes.
O consumo de vegetais, principalmente folhas, pode auxiliar até mesmo no controle de peso, pois saciam quando ingeridos em boa quantidade e são pobres em calorias. Há alguns tipos que ajudam na digestão, que ativam o metabolismo e que têm efeito diurético, eliminando líquidos impuros que só pesam no corpo. Para o emagrecimento, deve haver o preparo de alimentos leves para substituir os mais calóricos, como carboidratos. E assim, contribuindo para o regulamento do intestino, já que as saladas possuem fibras. É interessante acrescentar-se a elas as sementes, pois também evitam a prisão de ventre e contêm propriedades vantajosas à saúde.
A pele pode ser bastante favorecida quando a alimentação é equilibrada. A genética é o fator mais influente, mas o cuidado na hora de comer faz diferença. A vitamina C é um componente presente em frutas cítricas em geral, e ajuda na cicatrização e na produção de colágeno. Os legumes possuem zinco, que tem a função de manter a vitalidade da pele. Vale a pena se informar e investir na seleção da alimentação, muito mais do que em cosméticos que prometem milagres. As saladas mais comuns são misturadas a algum carboidrato (como macarrão fuzilli ou batatas), a carnes (frango desfiado, atum, presunto em tirinhas) e servidas com molhos ou maionese. Mas podem ser à base de vegetais crus apenas, como por exemplo, com alface, tomate, rabanete, rúcula, agrião, cenoura e beterraba ralada etc., e temperadas com vinagre, azeite, ou limão. As saladas de legumes geralmente contêm ovos ou outra proteína e são