fatores que influenciam as reções quimicas
A partir do momento em que uma reação química está ocorrendo tanto no seu sentido direto como no sentido inverso com velocidades iguais, caracterizando o estado de equilíbrio, podemos esperar que esse estado de equilíbrio seja vulnerável a alguns fatores como temperatura, concentração e pressão. Se a velocidade de uma das duas reações (reação direta ou inversa) for alterada, o equilíbrio será desbalanceado devido à diferença entre as velocidades das reações direta e inversa. Chama-se esse desbalanceamento do equilíbrio de deslocamento do equilíbrio.
Qualquer deslocamento de equilíbrio gera aumento ou queda nas concentrações das espécies químicas presentes, por exemplo:
2SO2(g) + O2(g) = 2SO3(g)
Se o equilíbrio sofrer deslocamento e a concentração da espécie SO3(g) aumentar, então o equilíbrio foi deslocado para a direita. (Porque SO3(g) está à direita do sinal igual ( = )).
No entanto, se ocorrer o contrário e a concentração das espécies SO2(g) e O2(g) aumentarem, o equilíbrio foi deslocado para a esquerda. (Porque essas espécies estão à esquerda da dupla seta ).
Por outro lado, se não for notado qualquer variação nas concentrações das espécies, não houve deslocamento de equilíbrio.
Exemplo:
A seguinte reação encontrava-se em equilíbrio:
2 NO2 = N2O4
A temperatura foi elevada e a concentração de N2O4 aumentou!
Como a espécie N2O4 está à direita da dupla seta, a reação foi deslocada para a direita.
(não é sempre que o aumento da temperatura causa esse efeito, apenas em alguns casos).
Mudanças na Concentração:
A situação de equilíbrio existente em um sistema químico depende sempre da igualdade de velocidades das duas reações: a direta e a inversa. Quando uma dessas reações ocorre com maior velocidade em relação à outra, seus produtos adquirem maior concentração, pois passam a ser produzidos mais rapidamente do que a reação inversa pode consumi-los.
A + B C + D
V = K[A] . [B]
Devemos lembrar de que a