relatorio de quimica
A cinética química é o estudo sobre as velocidades das reações, sendo que quando as reações são diferentes elas podem ter velocidades diferentes, e uma mesma reação, quando realizada em diferentes condições, pode apresentar diferentes velocidades.
A medida da rapidez com que os produtos são formados e os reagentes consumidos, é influenciada pelas propriedades químicas dos reagentes, a concentração dos reagentes, a temperatura, se há catalisadores, a superfície de contato e a pressão. Essa velocidade possui um valor máximo que é no início da reação, e esse valor decresce ate se tornar constante quando o sistema atinge o estado de equilíbrio.
A superfície de contato é um dos fatores que controla a velocidade da reação, sendo que ao se diminuir o tamanho da partícula, aumenta-se a superfície de contato e consequentemente a velocidade da reação.
Já o catalisador, é uma substância que faz aumentar a velocidade da reação, embora não sofra uma transformação química permanente, por isso ele não aparece na revemos ação global. O catalisador diminui a energia de ativação, que é a quantidade de energia que devemos dar aos reagentes para que eles se transformem em complexo ativo.
Quando se utiliza o catalisador com o mesmo estado físico que os reagentes e os produtos, a catálise é homogênea. E se todos não pertencem ao mesmo estado físico , a catálise é heterogênea.
Objetivos
O primeiro experimento buscava analisar a velocidade com a qual o KMnO4 levaria para descolorar após misturado com o H2SO4 e FeSO4 . No entanto não foi possível fazer essa análise , pois algum dos produtos se encontrava alterado. Já na segunda parte da primeira experiência o KMnO4 e o H2SO4 foram misturados com H2 C2O4 , e notou-se que o KMnO4 descorou depois de um intervalo de tempo de três minutos e vinte e seis segundo.
Na segunda experiência o objetivo era demonstrar que quanto maior a superfície de contato , maior a velocidade da reação. Isso foi feito através da