sala e bar atividade 1
Camila Corazza
Hotelaria 1º semestre
1 – Segundo o autor da Nova enciclopédia ilustrada Folha1 na preparação da cerveja, a cevada ou outro cereal (arroz, milho) é germinado e as sementes são então tostadas para produzir o malte. O malte é moído e colocado em uma tina de mixagem com água e outros cereais, onde as enzimas do malte convertem o amido em açucares fermentáveis. O liquido resultante, chamado de mosto de cerveja, é transferido para um caldeirão de mixagem, onde o lúpulo é adicionado e a mistura é fervida. A mistura então é filtrada e estimulada com a introdução da levedura. O liquido é novamente filtrado e colocado em barris de madeira, onde a fermentação continua.
A diferença entre o chopp e a cerveja é que esta recebe mais uma etapa no processo de sua fabricação: a pasteurização. O chopp é uma bebida mais fresca e não contém tanto gás. O Chopp não é pasteurizado, ao contrário da cerveja. É leve, como o clássico paladar da baixa fermentação. Validade: geralmente os barris têm que ser consumidos em 15 dias. Depois de abertos, são no máximo 72 horas para o consumo, para que ele não perca suas características originais, já a cerveja pode ficar 6 meses fechada e precisa ser consumida em poucas horas. O envasamento do chopp é feito em barris de 10 a 50 litros e a cerveja, por sua vez, se condiciona em garrafas ou latas. A presença de gás carbônico no chopp se dá de maneira natural no processo de fermentação, já na cerveja também surge naturalmente no processo de fermentação, antes e/ou após o envasamento, porém não recebe carga extra de gás carbônico. O chopp não contém estabilizantes. A cerveja contem. 2- Segundo a professora Luciana Lima2 a vodka é uma bebida destilada, elaborada a partir de cereais ( trigo, aveia e cevada) ou tubérculos ( batata ou beterraba).
Na sua produção, a destilação é seguida de retificação com remoção de substancias voláteis indesejáveis, aumentando a graduação alcoólica e filtração, opcional em