sais no cotidiano
Cloreto de Sódio
Fórmula química: NaCl;
Nome usual: Sal de cozinha;
Principais aplicações: Tempero de comidas; conservação de carnes, de pescados e de peles; está presente no soro caseiro e no soro fisiológico; além de ser usado como matéria-prima na produção de soda cáustica (NaOH), de gás cloro (Cl2) e de gás hidrogênio (H2) por meio de sua eletrólise em meio aquoso.
Fluoreto de Sódio
Fórmula química: NaF;
Nome usual: Não possui. Apesar de muitas vezes ser chamado apenas de “flúor” nas embalagens dos cremes dentais, entretanto, essa designação é incorreta;
Principais aplicações: É usado em cremes dentais e em enxaguatórios bucais, pois previne as cáries nos dentes.
Nitrato de Sódio:
Fórmula química: NaNO3;
Nome usual: Salitre do Chile (porque é encontrado em grandes depósitos naturais nos desertos do Chile);
Principais aplicações: É usado na fabricação de nitrato de potássio e serve como matéria-prima na produção de pólvora negra, usada como explosivo; é utilizado também nas indústrias de fertilizantes e como conservante de carnes enlatadas e defumadas.
Carbonato de Sódio:
Fórmula química: Na2CO3;
Nome usual: Barrilha ou soda;
Principais aplicações: Usado em tratamento de águas de piscina; na fabricação de vários produtos como sabões, remédios, corantes, papeis e, principalmente, na produção de vidro, juntamente com o carbonato de cálcio do calcário e com a sílica da areia.
Carbonato Ácido de Sódio ou Hidrogenocarbonato de Sódio
Fórmula química: NaHCO3;
Nome usual: Bicarbonato de sódio;
Principais aplicações: É usado como fermento de bolos e pães, em extintores de incêndio de espuma, em talcos desodorantes e em antiácidos estomacais.
Sulfato de Cálcio:
Fórmula química: CaSO4;
Nome usual: Sua forma hidratada é conhecida como gipsita;
Principais aplicações: é usado na fabricação do giz escolar e do gesso usado na Medicina para imobilização; na construção civil; na