Principais Ácidos, Bases e Sais do cotidiano
• ÁCIDO CLORÍDRICO – (HCl) O ácido clorídrico nada mais é do que uma solução aquosa de gás cloreto de hidrogênio. Quando impuro, é vendido no comércio com o nome de ácido muriático e utilizado como produto de limpeza de pisos (principalmente os de mármore) e superfícies metálicas. Apresenta cor levemente amarelada por causa de impurezas que contém. O ácido clorídrico encontra-se presente no suco gástrico, secretado pela mucosa gástrica, para auxiliar a digestão dos alimentos.
• ÁCIDO SULFÚRICO – (H2SO4) Trata-se de um líquido mais denso que a água, incolor e inodoro. É um ácido forte e de extrema importância tanto na indústria quanto no laboratório, sendo o poder econômico de um país avaliado pela quantidade de H2SO4 que produz e consome. É um ácido forte utilizado nos acumuladores de bateria, na fabricação de fertilizantes, na indústria petroquímica e na fabricação de papel e corantes. Quando concentrado, tem forte ação desidratante, carbonizando hidratos de carbono (açúcares), pois retira água destas substâncias. Devido a esta ação desidratante, o H2SO4 concentrado corrói os tecidos dos seres vivos, produzindo queimaduras na pele, com formação de manchas pretas (carbonização). É produzido em função da queima de combustíveis derivados do petróleo (que contêm enxofre); é componente de um certo tipo de chuva ácida, característica de ambientes poluídos com SO2.
• ÁCIDO FLUORÍDRICO – (HF) Apesar de ser um ácido fraco reage com a sílica, material de que o vidro é constituído; por isso é usado na marcação de vidros.
• ÁCIDO NÍTRICO – (HNO3) Este ácido é o mais fabricado e consumido pela indústria, depois do ácido sulfúrico. Trata-se de um líquido incolor e muito volátil, sendo seus vapores extremamente tóxicos. Por ser muito corrosivo, ataca com violência os tecidos animal e vegetal, produzindo manchas amareladas na pele. É usado na fabricação de nitrato para produção de fertilizantes, salitre