Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
DESENVOLVIMENTO 03
1 O Brasil na Segunda Guerra Mundial 03
1.1 Força Expedicionária Brasileira 04
2 A Verdadeira Face da Guerra 04
2.1 Trechos do Livro 05
3 Depoimentos dos Pracinhas na Itália 06
CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS 08
Introdução
No dia 1º de setembro de 1939 a Alemanha Nazista comandada por Adolf Hitler invadiu a Polônia, dando início, assim, ao maior conflito armado de toda história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial. Muitos países se envolveram na guerra a favor de ambos os lados, Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética) e Eixo (Alemanha, Itália, Japão).
Em meio a tudo isso, o Brasil se encontrava em uma situação neutra em relação à guerra, uma vez que Getúlio Vargas adotara um governo totalmente totalitarista durante o Estado Novo, o que o aproximava assim, dos governos que compunham o Eixo.
Percebendo isso, os Estados Unidos resolveram “investir” em trazer o Brasil para o seu lado, pois o mesmo possuía pontos estratégicos que poderiam ocasionar grandes problemas para os Aliados no continente africano no caso de uma aliança brasileira com o Eixo.
Após a liberação de um empréstimo de 20 milhões de dólares por parte dos americanos para a construção da Usina de Volta Redonda e a declaração de guerra contra o Nazismo, houve pressão por parte dos Aliados para que o Brasil se posicionasse. Porém, somente após submarinos Nazistas afundarem embarcações brasileiras no Oceano Atlântico que o Brasil se opôs de fato aos países do Eixo.
1. O Brasil na Segunda Guerra Mundial
Getúlio Vargas declarou guerra contra os italianos e alemães em agosto de 1942. Politicamente, o país buscava ampliar seu prestígio junto ao EUA e reforçar sua aliança