Sais Minerais E Carboidratos
Os carboidratos são os principais fornecedores de energia para os organismos e são os mais abundantes encontrados na natureza. Essas moléculas são constituídas de carbono, hidrogênio e oxigênio basicamente. Nos alimentos, eles são encontrados sob a forma de polímeros, ou polissacarídeos. Quando digeridos, eles são transformados em dímeros (dissacarídeos) e posteriormente em monômeros (monossacarídeos). Os sais minerais estão presentes em diversas fontes de alimento e são necessários para que haja um bom funcionamento do organismo, já que eles constituem diversas estruturas, como a hemoglobina, a clorofila, ou participam de diversos processos, como a cicatrização, que conta com a presença do cálcio.
Fonte de sais minerais
Fontes de carboidratos
Polissacarídeos, dissacarídeos e monossacarídeos
Os monossacarídeos são as menores moléculas de carboidratos e através delas as células de diversos organismos obtêm energia, pelos processos metabólicos celulares. Como exemplos de monossacarídeos temos a glicose, frutose e galactose e elas são obtidas pela digestão de moléculas maiores: os
dissacarídeos. Estes são formados pela junção da glicose a um dos outro monossacarídeos. Quando unimos glicose + glicose, temos a maltose. Se unirmos glicose + frutose, temos a sacarose. E quando unimos a glicose mais a galactose, temos a lactose. Esta última é encontrada em fontes lácteas e não é digerida pela maioria dos mamíferos adultos. Por conta disso, muitas pessoas possuem intolerância à lactose. Por último, quando unimos dissacarídeos, formamos os polissacarídeos. Estes últimos são as maiores moléculas. Este tipo molecular é o encontrado nos alimentos. Temos como exemplo o amido e o glicogênio, que são reservas energéticas. Já a quitina e celulose, que também são exemplos de polissacarídeos, são estruturais e constituem parede celular vegetal e exoesqueleto de artrópodes, respectivamente.
Metabolismo dos carboidratos
Como dito anteriormente, os