Sais - Características
DEFINIÇÕES
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais). Uma vez que substâncias que liberam cátions H+ são identificadas como ácidas, e as que liberam ânions OH- se classificam como bases.
Os sais representam uma vasta classe de compostos inorgânicos, e, ao contrário do que muita gente pensa, não se restringe apenas ao Cloreto de Sódio (sal de cozinha) e aos sais de banho.
NOMENCLATURA E FORMULAÇÃO
Nomenclatura
Os nomes dos sais são formados pela mudança de sufixos que provém do ácido que originou o ânion participante do sal. Veja:
Sufixo do ácido Sufixo do ânion
-idrico -eto
-ico -ato
-oso -ito
Nome do sal → ..................... de ....................... nome do ânion nome do cátion
Demostração:
KCl: este sal é derivado do ácido clorídrico, de acordo com a tabela acima o sufixo do ácido é –idrico, portanto o sufixo do ânion será –eto.
Ânion (Cl-) + Cátion (K+)
Nomenclatura: Cloreto de potássio
Veja alguns exemplos:
CaSO4
Ânion (SO42- ) + Cátion (Ca2+)
Nomenclatura: Sulfato de cálcio
Mg(NO3)2
Ânion (NO3-) + Cátion (Mg2+)
Nomenclatura: Nitrato de magnésio
Al2 (SO4)3
Ânion (3 SO42-) + Cátion (2 Al3+)
Nomenclatura: Sulfato de Alumínio
Fórmulas
Os sais são substâncias neutras formadas a partir da ligação do ânion de um ácido, com o cátion de uma base. Dessa forma, para que haja igualdade de cargas positivas e negativas, ao se escrever as fórmulas desses compostos, são necessários índices que indiquem a quantidade correta de ambos os íons. Observe abaixo:
KH2 PO4
ÍNDICES
Esses índices são obtidos por meio das cargas