Saim sistema de análise de imagens médicas
Manual do Usuário
Capítulo 1
Espaço de Trabalho, Fichários e Exames
Para começar a trabalhar no SAIM é necessário criar um fichário ou abrir um fichário salvo. Um fichário pode conter vários exames. Para criar um fichário novo é só clicar no botão mostrado na Figura 1.
Figura 1 – Botão novo fichário.
Na janela Novo Fichário é obrigatório o preenchimento do Nome do Fichário a escolha da unidade de disco ou pasta do computador como indicado na Figura 2.
Figura 2 - Janela novo fichário
Depois de criado o primeiro fichário aparecerá no programa em forma de itens e subitens o espaço de trabalho que conterá os meus fichários. No nosso caso, o fichário chamado Maria dos Remédios. Cada fichário poderá conter mais de um exame. E cada exame é representado por uma série de imagens no formato DICOM. Para adicionar um novo exame basta clicar com o botão direito em um fichário específico e escolher a opção Adicionar Exame. 2
Figura 3 - Adicionar exame.
Na janela de Novo Exame escolhe-se o local onde estão armazenadas as imagens DICOM. Basta selecionar apenas uma e clicar em OK que será carregado um volume composto por todas as imagens da pasta.
Figura 4 - Seleção de imagens.
3
Figura 5 - Exame criado e imagens abertas.
Depois do exame adicionado, o programa estará pronto para realizar suas principais tarefas, como por exemplo, utilizar a barra de ferramentas do programa ou mudar a fatia visualizada com as teclas para cima e para baixo do teclado. . Após esse processo é aconselhável salvar as modificações com o botão Salvar Todos da barra de ferramentas. Dessa forma na próxima vez que o programa for usado não será necessário repetir o processo, bastará abrir o fichário salvo na pasta que foi salva utilizando o botão Abrir Fichário Existente.
Figura 6 - Botão salvar todos.
Figura 7 - Botão "abrir fichário existente".
4
Capítulo 2
Segmentação de Nódulos
Os nódulos no SAIM são representados por regiões