Saiba por que o Windows 10 acabará com o desinteresse dos desenvolvedores pelo Windows Phone
771 palavras
4 páginas
Todo mundo sabe que atualmente poucas são as empresas desenvolvedoras que realmente se interessam pelo Windows Phone. As vezes eles até lançam seus apps oficiais, porém, alguns são abandonados na loja ou são ruins se comparados a suas versões para outras plataformas. Tudo isso é devido a questões de market share, índice esse que está totalmente ligado à base de usuários da plataforma. Em termos simples, se há poucos usuários usando a plataforma, por que eu, desenvolvedor, usaria meu tempo para criar um app para “pouca gente?”Com isso em mente são muitas as empresas e desenvolvedores independente que não cogitam a possibilidade de lançarem suas criações para o Windows Phone. Mas, isso está prestes a mudar, e o fator responsável por essa mudança será o Windows 10 e seus apps universais.
“O Windows 10 representa o cume de nossa jornada rumo a convergência da plataforma Windows, agora em execução em um único e unificado núcleo do Windows. Essa convergência permite que um mesmo app seja executado em todos os dispositivos Windows – no telefone em seu bolso, no tablet ou laptop em sua mochila, ou no PC em sua mesa, e até mesmo no console Xbox em sua sala de estar. Isso para não mencionar todos os novos dispositivos que estão sendo adicionados à família Windows, como o HoloLens , o Superfície Hub , e dispositivos da Internet das coisas, como o Raspberry Pi 2 . Todos estes dispositivos Windows irão agora ter acesso a uma única loja para aquisição, distribuição e atualização de apps”, disse Greg Sulivan, Diretor de Relações Públicas da Microsoft.
Dentro do chamado Projeto OneCore da Microsoft, a ideia é fazer com que qualquer aplicativo lançado para a plataforma funciona em qualquer dispositivo Windows, independente se ele é um console de jogos, um PC ou um smartphone. Mas, ai alguém pode perguntar: será que os desenvolvedores saberão construir apps assim? Bem, haverá APIs dedicadas para cada família de dispositivos, e assim o dev usará boa parte do código original