RESENHA
CULTURA
Meninos-lobos
Duas crianças que mesmo tendo sua cultura e capacidade de aprendizagem, tiveram que se adaptar em outros modos de vidas para sua sobrevivência, e mesmo depois de voltarem ao meio de sua origem não conseguiram expressar sua inteligência, pois eles adotaram pra si a cultura de onde foram criados.
Concordo com autor, pois se adaptamos a cultura onde vivemos.
A atividade animal Ação instintiva
Os insetos têm a ação característica, sobretudo por reflexos, instintos e varia de individuo para individuo. Essas ações não mudam, é uma atividade que ignora a finalidade da própria ação. Já o ato humano é consciente da finalidade, são planejados e requer uma obtenção de resultados para atingir fins proposto.
Os seres humanos precisam de planejamentos para sua vida, já os insetos não, eles não têm necessidades de pensar, apenas vivem.
A Inteligência concreta
As ações deixam de ser exclusivamente resultado de reflexos e instintos e apresentam uma plasticidade maior, característica dos atos inteligentes.
A inteligência distingue-se do instinto por sua flexibilidade, já que as respostas são diferentes conforme a situação e também por variar de animal para animal. Mesmo que alguns animais organizem sociedades mais complexas e até aprendam formas de sobrevivências e as ensinam as suas crias, não há nada que se compare às transformações realizadas pelo homem enquanto criador de cultura.
Os animais não vivem so apenas por reflexos, eles têm inteligência sim, a diferencia dos humanos que eles não consegue raciocinar.
A linguagem
O homem é um ser que fala, a palavra se encontra no limiar do universo humano, pois caracteriza fundamentalmente o homem e distingue do animal. Poderíamos dizer que os animais também têm linguagem , mas a natureza dessa comunicação não se compara à revolução que linguagem humana provoca na relação do homem com o mundo. A linguagem animal visa