CULTURA BRASILEIRA
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Cultura Brasileira
Coordenador: Maria Amália
Aluno: ALESSANDRA FONTES CARACIOLA Matrícula: 14217130147
Resenha do texto: O imprescindível aporte das ciências sociais para o planejamento e a compreensão do turismo
No texto tema desta resenha,, a autora desperta um alerta para os estudos sobre o fenômeno do Turismo na área de Ciencias Socias e na de Antropologia, observando autores com trabalhos publicados em épocas diversificadas, entretanto todos estão focados no mesmo tema que é a grande vertente do fenômeno em crescente expansão que é o TURISMO.
O Turismo, feito de forma livre, como ainda é hoje, gera mais impacto negativo do que positivo. De ‘forma livre’ entende-se sobre o “Turismo de Massa”, vendido como produto de consumo. Sendo que o lucro imediato é o único objetivo nesse negócio, as demais questões são negligenciadas, especialmente o lugares que praticam o turismo, que tem uma participação bem pequena por ser necessária sua mão de obra – geralmente braçal e barata – ou quando seus modos de vida e sua cultura local são expostas como mais uma forma de mero atrativo, nem sempre espontâneo e autêntico, para arrecadar mais turistas e, consequentemente, mais dinheiro, tornando a comunidade em uma espécie de “zoológico cultural”, como descreve a autora ao citar o trabalho de referência de Urbanowicz em seu artigo.
Como demonstra no artigo de Barretto, o Turismo até hoje foi estudado e planejado apenas sob a ótica administrativa e econômica. Por outras Ciências não considerarem o fenômeno como digno de estudos e aprofundamentos, o que ocorre é o direcionamento para a atividade apenas pelo seu lado mercantil e lucrativo. Espaços e estruturas são criados para melhor atender e oferecer ao cliente-turista, porém nem sempre