Saf's
THAYSA CHRISTINY CORREIA
AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS E CULTURAS TRADICIONAIS
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Científica do curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Irati.
Prof. Dr. Antonio José de Araujo
IRATI
2011
AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO EM CONSÓRCIOS AGROFLORESTAIS NO CENTRO-OESTE DO PARANÁ
Resumo
O presente estudo visa avaliar qual o comportamento da disponibilidade dos nutrientes nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg), assim como o teor de matéria orgânica, no solo de uma área onde será utilizado fertilizantes químicos e outra área executando um sistema agroflorestal, constituído de bracatinga (Mimosa scabrella) como componente arbóreo e culturas agrícolas de feijão preto e milho. O resultado esperado é que o sistema agroflorestal seja mais eficiente, haja vista que haverá um aumento dos teores dos nutrientes, principalmente do nitrogênio, devido ao fato da bracatinga ser uma leguminosa, as quais promovem uma maior fixação de nitrogênio no solo, e também um aumento da matéria orgânica no solo, conjunto de fatores este que promoverá o aumento da produção das culturas associadas.
INTRODUÇÃO
Fertilizantes ou adubos são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção. As plantas necessitam de diversos elementos químicos:
Macronutrientes: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio.
Micronutrientes: boro,