SAE Puericultura
Histórico
R.M.P.C.,1a, sexo masculino, nascido de parto normal, a termo com 2.290g, estatura de 43 cm, perímetro cefálico (PC) 34 cm, perímetro torácico (PT) 29,5 cm e apgar 10. A mãe realizou o pré-natal na USF Cruzeiro do Sul sem intercorrências. Residem em uma casa forrada de 4 cômodos em 5 pessoas (mãe, pai, avó, irmã e uma sobrinha) com presença de rede de esgoto e saneamento básico. Na casa a renda provém do marido e da irmã, atualmente a mãe não trabalha.
Recebeu aleitamento exclusivo até os 6 meses de idade, a partir dos 7 meses introduziu a dieta complementar salgada com arroz, caldo de feijão, cenoura, mandioca (2x ao dia) e leite materno + leite de vaca (2x ao dia) em mamadeira. Aos 8 meses começou a introduzir na alimentação a dieta doce com frutas e sucos e continuando com leite materno + leite de vaca (3x ao dia).
Ao exame físico apresentou-se ativo, comunicativo e alegre. Peso 8.550g, estatura 74,5 cm, PC= 47 cm, T= 36,6ºC. No gráfico de crescimento idade/peso está entre o P3/P10, no gráfico idade/altura está no P50 e no gráfico perímetro cefálico/idade está P50/P95. Apresenta pele e mucosa íntegra, sem lesão aparente. Hidratado, corado e turgor da pele presente. Cabelo de coloração castanho e distribuição uniforme em quantidade regular do tipo crespo. Cabeça de tamanho normal e fontanela fechada, gânglios sublingual não palpáveis. Acuidade visual e acuidade auditiva normais. Tórax simétrico, com expansibilidade presente. Ausculta cardíaca normocárdica, ausculta pulmonar com murmúrios ventriculares presentes. Abdômen globoso, ausência de massa palpável e eliminações fecais uma vez ao dia de aspecto consistente de cor marrom escura. Genitália normal, testículo com bolsa escrotal presente. Uso de fralda descartável. Presença de gânglios palpáveis em região inguinal direita e esquerda e ao tocar essa região a criança chora, inchaço presente e pele hiperemiada e em descamação.
Quanto ao