sadsd
Por que estudar história?
A importância do ensino da história para a educação.
- A história da educação é parte da história cultural. Ela pode ser definida como o estudo da realidade humana ao longo do tempo. Neste sentido, não refere-se somente ao passado, pois representa também o presente no desenvolvimento da vida humana.
A história da cultura refere-se também aos produtos da mente dos homens, tais como se manifestam na arte, na técnica, na ciência, na moral e na religião.
A educação é uma dessas manifestações culturais e também tem a sua história.
Conceitos:
Educação- Influência intencional e sistemática sobre o ser com o propósito de formá-lo e desenvolvê-lo. É também uma ação ampla, de uma sociedade sobre as gerações jovens com o fim de conservar e transmitir a existência coletiva.
Pedagogia- Reflexão sistemática sobre a educação. Pedagogia é a ciência da educação. Por ela é que a ação educativa ganha unidade. Educação sem a pedagogia seria uma atividade mecânica. Está relacionada com a filosofia, psicologia, sociologia e outras.
Educação e pedagogia estão fundidas em uma unidade indivisível.
Ainda que a educação seja elemento essencial da vida individual e social, ela não se realizou sempre do mesmo modo. Ela tem variado conforme as necessidades e aspirações de cada época e de cada povo.
Como a sociedade está em constante transformação, assim também a educação. A educação como parte da cultura está condicionada historicamente e também faz sua história.
A educação tem sua história e a pedagogia também. A história da pedagogia estuda o desenvolvimento das idéias educacionais, a evolução das teorias pedagógicas e as personalidades mais influentes na educação.
A história da educação começa com a história do homem. A história da pedagogia começa com a reflexão filosófica, principalmente com Sócrates e Platão.
A história da educação e da pedagogia está condicionada pelos seguintes