sadsd
A frequência de compra ocorre quando os consumidores adquirem frequentemente o mesmo produto ou serviço. A frequência pode variar entre diariamente (Jornal, Alimentos/Almoço) e, quinzenal (ex: Sabão em pó). Devido à repetição do ato, o comportamento de compra presta-se especialmente bem à análise estatística, designadamente quando se dispõe de informação em quantidade e qualidade recolhida através de hábitos de consumidores.
Variantes de compras
1. Taxa de penetração. É o número total de compradores que vão adquirir a marca pelo menos uma vez durante o período considerado dividido pelo número total de compradores da categoria de produto no mesmo período.
2. Frequência média de compra. É o número médio de compras por comprador durante um período.
3. Vendas (por cada cem compradores). Multiplicando a taxa de penetração primeiro pela frequência média de compra, e, depois, por cem.
4. Share of category requirements (também conhecida como share of wallet). É a proporção de compras da categoria que cabe a uma determinada marca considerando apenas os compradores dessa marca (com exclusão, portanto, daqueles que só compram marcas concorrentes).
5. Compra duplicada. Proporção de consumidores que compram simultaneamente quaisquer duas marcas consideradas.
6. Compradores reincidentes. Proporção de consumidores que repetem a compra de uma dada marca em dois períodos de tempo consecutivos.
7. Novos compradores. Proporção de consumidores de uma marca num dado período que não a compraram no período anterior. Não se trata, pois, de novos compradores num sentido absoluto.
8. Compradores desaparecidos. Proporção de consumidores que, tendo comprado uma marca no período anterior, não o fizeram no seguinte. A palavra “desaparecidos” pretende ressaltar que esses clientes podem não ser perdidos, simplesmente não compraram por qualquer razão a nossa marca em dado altura.
O grafico abaixo representa as compras de diversos produtos alimentícios.