MUNDO MIX
Os Dois Lados da Diversidade: O Ambiente Corporativo é um Mundo Mix?
Uma pesquisa realizada pela Hewitt em junho/julho 2003, com 51 empresas do Brasil, indicou que as empresas apresentam preocupações nas questões voltadas à diversidade de seus colaboradores. Segundo a pesquisa, as empresas pretendem recrutar seus funcionários em grupos pertencentes à minoria, assim: 84% delas mencionaram a intenção de contratar “pessoas portadoras de necessidades especiais”; 76% promoveram o recrutamento de mais afrodescendentes; 66% recrutaram mais mulheres e 43% contrataram pessoas com mais de 45 anos.
O Boticário implantou, em julho de 2003, o Programa de Valorização da Diversidade, que tem por objetivo a inclusão de diferentes profissionais na força do trabalho, considerando sexo e orientação sexual, etnia, crença, idade, portadores de deficiência etc. Maria Carolina Zani, diretora de Recursos Humanos e Responsabilidade Social, afirma que “ao contratar profissionais portadores de deficiência, o Boticário proporciona a inclusão, o desenvolvimento e a valorização desses profissionais como parte importante do negócio, correspondendo aos valores de respeito, reconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional da empresa”.
A Pizza Hut lançou o “Programa Atividade” para contratar pessoas com mais de 60 anos de idade. Os participantes trabalharão de quatro a seis horas por dia, em horário apropriado.
Na DuPont, algumas iniciativas de diversidade interna vêm suscitando uma ação formal. O programa voltado às mulheres é o mais estruturado; e discutem-se questões sobre “teto de vidro”, jargão usado para expressar o não-crescimento das mulheres competentes acima de um determinado nível. A DuPont também tem programas direcionados aos afrodescendentes e homossexuais. A empresa também pratica uma política voltada a promover a capacitação de jovens negros, custeando a faculdade e curso de idiomas de dez jovens, que ainda fazem estágio na organização.