Sabrina
A construção pelos seres humanos de um espaço próprio de vivência, diferente do natural, se deu sempre à revelia e com a modificação do ambiente natural.
O ser humano, dentre todas as espécies animais existentes, é a que apresenta a maior capacidade de adaptação ao ambiente natural , e pode ser encontrado no deserto mais causticante ,no frio continente antártico, nas profundezas da floresta amazônica, sob o oceano ou voando na atmosfera e além dela.
Na pré história, a primeira grande modificação feita pelo homem foi nas suas próprias condições biológicas ,pois o equipamento humano de sobrevivência não lhe daria boas codições de superação dos predadores naturais mas mesmo a sim a especié humana sobreviveu. “E, no entanto, o fez como um equipamento físico muito pobre, Incapaz de correr como um antílope ; sem a força de um tigre; sem a acuidade visual de um lince as dimensões de um elefante.”
Para superar suas limitações, o homem aprendeu a criar ferramentas que multiplicavam suas capacidades limitadas, e ao mesmo tempo compreendeu que a sua resistência ao meio ambiente hostil era mais facilmente superada com a formação de grupos, que, organizados em torno de um objetivo, multiplicavam suas capacidades individuais.
Desse modo , o trabalho humano, em sua essência, tem como objetivo maior a manutenção da espécie humana no ambiente natural, melhorando as suas condições de existência, ou seja , a sua qualidade de vida.
Durante milhares de anos, esse processo de intensificação da capacidade humana de intervir no ambiente natural foi se desenvolvendo de forma gradetiva e cumulativa, mas durante muito tempo as modificações provocadas, aparentemente, não foram significativas se compara as ás dois dias atuais .Até que há aproximadamente entre 8,000 e 10.000 mudando de um em constante movimento ,caçando os animais selvagens que se deslocavam em rebanhos ,e mudando de um lugar para outro em