Sabiá
Nome científico: Mimosa caesalpiniaefolia Benth.
Nome comum: Sabiá, cebiá, sansão-do-campo, unha-de-gato.
Família: Mimosaceae (Leguminosae Mimosoideae).
Árvore geralmente de 5-8m de altura, com tronco de 20-30cm de diâmetro, bastante ramificado. Os ramos apresentam forte presença de acúleos com pontas longas recurvadas. Látex branco nos ramos e nas folhas jovens. Em plantas jovens, a casca é marrom-avermelhada, sendo os acúleos interligados por linhas de tons mais escuros. Com o avanço da idade, os acúleos vão desaparecendo e a casca fica grossa e pardacenta,com fendas longitudinais e, as vezes, com desprendimento de tiras.
As folhas são compostas bipinadas, alternas, geralmente com seis pinas opostas. Cada pina comumente provida de quatro a oito folíolos glabros, opostos e discolores, medindo de 3 cm a 8 cm de comprimento; os folíolos basais são ovados e os apicais irregularmente obovados (em cada pina), entre membranáceos e subcoriáceos, na página superior, lisos e com a nervação semi-imersa na inferior, mais claros e exibindo nervuras bastante proeminentes, em cujas axilas basais há uma barba composta de pelos alvacentos bem visíveis com o auxílio de lupa; o pecíolo mede de 2 cm a 5 cm; as estípulas subuladas medem quase 3 mm; os peciólulos medem de 2 mm a 3 mm; apresenta acúleos recurvados presentes ou não (RIZZINI, 1976).
Apresenta inflorescências em espigas cilíndricas, medindo de 5 cm a 10 cm de comprimento, axilares e ordenadas em panículas terminais.
As flores são bissexuais, brancas, pequenas e suavemente perfumadas.
O Fruto: é um craspédio articulado plano, medindo de 7 cm a 10 cm de comprimento por 10 mm a 13 mm de largura, teniado ou segmentado, preso a dois filamentos laterais, os quais permanecem após a queda dos artículos, encerrando em cada segmento, uma semente miúda e leve, com estipe de 10 mm e apiculado de quase 5 mm; artículos retangulares ou quadrados, geralmente em número de oito, unisseminados (LIMA,