Resumo Capitulo 2 - Introdução
O capitulo 2 - Componentes de um Sistema de Computação, trás uma ideia sobre os sistemas básicos do sistema computacional, desde a descrição dos componentes de computação até mesmo as medidas de desempenho de um sistema. Durante o capitulo, o autor trás uma ideia dos sistemas básicos de entrada e saída, os descrevendo e mostrando como funciona o processamento do sistema computacional, descrevendo bem como funciona o processador o outros componentes de dados do computador. Ele também aborda as unidades de medida, como os bits, bytes, caracteres, palavras e também operadores que o processador consegue usar, mostrando como funciona as unidades de medida de um sistema computacional (todos sendo potencia de 2). Os sistemas de computadores também são classificados nesse capitulo, mostrando os tipos de computadores que existem atualmente, como os microcomputadores e supercomputadores, dando a definição de cada um deles e suas funções como um todo, e finaliza com as medidas de desempenho desses sistemas, mostrando os conceitos que levam definição da velocidade dos sistemas de computadores.
Single Core: São processadores que possuem apenas uma unidade de processamento, executando uma tarefa de cada vez. Devido aos problemos com execuções de multiplas tarefas, não são mais tão usados, afinal a sua tecnoligia de um único nucleo de processamento não viabiliza o alto desepenho. Devido a limitações arquitetônicas que impuseram uma desvantagem prática na velocidade do clock dos processadores single-core, os fabricantes desses dispositivos voltaram-se à tecnologia dual-core para melhorar seu desempenho sem a necessidade de acelerar o clock, mantendo assim sua estabilidade.
Dual Core: Nessa tecnologia os processadores possuem também apenas uma unidade de processamento, mas é capaz de virtualizar um nucleo adicional – uma tecnologia chamada Hyper Treading, ou apenas chamada de HT. Isso não significa que eles tem dois núcleos fisicamente. Poderíamos dizer