Saberes teóricos e práticos por parte do docente e do ensino.
O presente trabalho versa sobre a análise da prática pedagógica, contextualizando os saberes teóricos e práticos por parte do docente e do ensino. E que quando refletimos sobre a teoria e a prática do ensino de historia sendo necessário que o aluno seja entendido como agente de sua formação com ideias prévias e experiências diversas.
2- DESENVOLVIMENTO
Atualmente podemos perceber muitas mudanças no ensino como um todo, isto se da pela consolidação do estado democrático e das novas tecnologias exigindo das escolas a possibilidade dos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas diversas dimensões. É certo que o ensino tem passado por grandes transformações, o que tem possibilitado uma nova visão para a disciplina de forma mais significativa. Portanto, é esse o mais importante desafio para os professores, procurar se atualizar aos meios e mudanças, adequando suas práticas e teorias. De acordo com o texto - A didática do professor ruim -, diz-se que ele se encontra em toda parte, assim como no texto, o modelo negativo de professor de história, ao desenvolver sua teoria e prática cotidiana, nunca elaboraram um plano da disciplina ou de aula e principalmente não conhecem a realidade do aluno, trabalha de forma monótona, não é inovador, não pesquisa, não desperta em seu público, o interesse pela matéria é ainda um professor tradicional criando barreiras e é arrogante.
Por isso, é importante buscar alternativas para que o aluno aprenda, de forma motivante por meio de técnicas diferenciadas, sempre observando o nível de cada aluno. (Coelho 1997, p.22) salienta que:
O ato de ensinar coletivamente é bastante complexo, em virtude as diferentes características individuais dos alunos, além de outros interferentes que pesam na validação da escolha do melhor procedimento de ensino, para a situação desejada.
Como um modelo positivo de professor de história, o ideal é que o docente compreenda como acontece a