Saber ver arquitetura
A "arte engajada" significa diretamente "arte política". O que quer dizer uma arte ligada em um projeto, em uma ideologia.
Conceitua-se arte engajada como a arte que influencia no processo de formação e transformação de indivíduos e comunidades sociais. 'Arte engajada' lembra o que os artistas soviéticos, chineses, cubanos faziam e que era na verdade uma forma moderna de propaganda do estado.
Está relacionada à política e compromete-se à análise crítica e protesta diante das circunstâncias presentes em uma sociedade afetada pelo poder, pelas guerras e pela exploração. é muito difícil a convivência entre artista e estados que são de esquerda autoritários - Os chamados socialistas. nós dias de hoje os artistas preferem a alienação do que o engajamento, Tudo que o artista não deve querer é ser forçado a defender aquilo que não acredita e - pior ainda - negar o que acredita.
Bertold Brecht dizia - um dos principais defensores da arte engajada, em uma de suas citações mais repetidas- . dizia; ´´que somos todos políticos, mesmo quando achamos que não somos.
Nesse sentido, Brecht propõe uma arte engajada que fale da realidade, considerando que a arte é composta de fragmentos do real, e mostra as contradições entre os homens, entre as classes sociais, a relação entre o homem e a História, e tira o espectador da alienação que o teatro psicológico provoca, deixando em um estado de alerta em sua consciência, sua visão crítica e em evidência. Uma tomada de posição em relação à realidade da qual fazem parte o espectador e o artista.
Não tem como fazermos a arte engajada com imparcialidade. Toda arte engajada tende a um princípio ou a uma determinada