Recursos humanos
Tema: Liderança
Autor: Claudmeide Aparecida Ariano
Este estudo de caso busca mostrar como é a motivação e liderança no trabalho entre os funcionários da agência do Banco do Brasil, na cidade de Cianorte/PR.
Foram abordados diferentes concepções de motivação e liderança, confrontando teoria e prática; Em seguida, apresentou-se a metodologia para obtenção dos dados relatados à motivação, tabulação dos mesmos, análise e conclusões.
Especificadamente, os objetivos foram identificar o nível de motivação dos funcionários nas funções desempenhadas, os fatores que podem afetar sua motivação para o trabalho, os conhecimentos sobre o crescimento profissional e das políticas de carreira ofertadas pelo banco, avaliação da própria motivação, valorização e as razões pelas quais estão no Banco do Brasil.
No estudo foi feita uma relação direta entre a motivação e o líder, visando o bom clima organizacional pela identificação dos subordinados com o líder.
O caso apresentou uma contribuição reflexiva sobre liderança e motivação, por mais complexidade que estes assuntos possam ter, foram transmitidos com muita seriedade e propriedade.
Como ponto negativo, considerei um fator desmotivador o desinteresse sobre o quadro de funcionários, a demasiada demanda de trabalho para um quadro reduzido de funcionários, tendo em vista que estes podem estar desgastados e possivelmente ficarão desmotivados por estarem sobrecarregados, acredito que seja este o motivo de não aproveitarem as oportunidades existentes na agência. Se uma necessidade mais básica não está satisfeita, as outras não têm força para organizar o comportamento (Maslow 1954).
Recomendo esta leitura para todas as pessoas que tenham interesse em ter posições de liderança dentro de uma empresa.
Caroline Santos da Costa, Acadêmico do curso Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos da Universidade do Rio Grande do Sul