Saber administrar o tempo
Saber administrar o tempo
Saber administrar o nosso próprio tempo é uma virtude que pode estar ao alcance de todos, no entanto há indivíduos que tem mais facilidade do que outros na coordenação do seu tempo.
Tinha um colega de trabalho na qual eu era responsável por atribuir-lhe tarefas, e numa altura de intensidade de atividades ele entrou em pânico e não era capaz de concluir uma tarefa nem aquelas que eram mesmo prioritárias e que tinham prazos definidos para a sua conclusão.
Comentei com um outro colega que o conhecia melhor do que eu, e o meu colega logo sentenciou "o nosso colega não pode ter mais de uma tarefa em simultâneo caso contrario não faz nada."
Fiquei a pensar no que ele disse, era uma realidade mas como era possível um individuo tão inteligente não ter capacidade para administrar o seu tempo e adaptar-se as diversas situações?
No outro dia de manhã antes de iniciarmos o trabalho convidei-o para tomar um café e confrontei-o com a dificuldade que ele tinha em trabalhar em situações de aumento de atividades, ele confirmou essa dificuldade. Então combinamos todos os dias tomar café e coordenar as tarefas mediante as prioridade e o tempo disponível, passadas umas semanas o meu colega tinha capacidade autónoma de definir prioridades e executa-las em tempo útil.
Afinal o problema do meu colega não era uma fatalidade, mas um mero acaso proveniente da tenra idade, do medo de ser autónomo, de definir prioridades, de falha… a inexperiência e o medo consumiam a capacidade de trabalho de um brilhante jovem.
José Costa