Administração
Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a sua vida, não é ficar escravo do relógio. É uma batalha constante que tem que se ganhar todo dia. O tempo é distribuído entre as pessoas de forma bem mais democrática que muitos outros recursos de que nós dependemos (como por exemplo, a inteligência) Rico não recebe mais do que pobre, professor não recebe mais do que analfabeto, executivo não recebe mais do que operários. A diferença é que os primeiros percebem que o tempo, apesar de democraticamente distribuído, é um recurso altamente perecível. Um dia perdido hoje (no sentido do que não realizei o que precisava) não é recuperado depois: é perdido para sempre.
Ser produtivo não é equivalente a estar ocupado. Ser produtivo é, em primeiro lugar, saber administrar o tempo, ter sentido de direção, saber onde se vai.
Administrar o tempo, é planejar a vida. É saber onde queremos chegar daqui a 5, 10, 15, 50 anos. É transformar objetivos em metas e decidir como serão alcançadas. É criar planos táticos: explorar as alternativas disponíveis para se chegar, escolher fontes de financiamento (emprego, em geral é fonte de