a filosofia da arte
Em suma, e de forma bem simples, filosofia da ciência é uma especulação filosófica sobre a prórpia ciência.Filosofia da ciência é a disciplina filosófica que especula e reflete sobre a forma, as estratégias, os procedimentos e os meios pelos quais a ciência obtem conhecimento. Vale dizer, é uma reflexão sobre a como a ciência produz conhecimento e reflete sobre ele. Podemos encontrar uma aproximação dessa expressão como sendo Epistemologia, Metateoria, Filosofia do Conhecimento (que seria mais amplo, já que a ciência é uma das formas de produção do conhecimetno humano).
Em suma, e de forma bem simples, filosofia da ciência é uma especulação filosófica sobre a prórpia ciência.As mais poderosas afirmações em ciência são aquelas com as mais amplas aplicabilidades, A terceira lei de Newton — "para cada ação há uma reação igual e em sentido contrário" — é uma afirmação poderosa porque se aplica a cada ação, em qualquer lugar, e em qualquer tempo.
Porém não é possível para os cientistas ter testado cada incidência de uma ação, e encontrar uma reação. Como é, então, que eles podem afirmar que a Terceira Lei é em algum sentido verdadeira? Eles têm, é claro, testado muitas, muitas ações, e em cada uma foram capazes de encontrar a reação correspondente. Mas poderemos ter certeza que da próxima vez que testarmos a Terceira Lei, ela se confirmará?
Indução[editar]
Uma solução para esse problema está em confiar na noção de indução. O raciocínio indutivo mantém que se uma situação se sustenta em todos os casos