Rússia
O território da Russia é o mais extenso do mundo. É cerca de duas vezes maior que o Brasil. Por ter um território tão extenso, a Rússia reúne grande diversidade de características naturais, como extensas planícies, cadeias montanhosas, lagos, mares interiores e imensas floresta. Nesse território também atuam climas variados, sendo marcantes os climas frios e polar.
As condições climáticas e a exploração das potencialidades naturais são fatores fundamentais na organização do espaço geográfico russo, sobretudo no que diz respeito à distribuição dos seus 140 milhões de habitantes.
Regiões da Rússia:
Cáucaso : corresponde à parte sudoeste do país, menos desenvolvida que a Rússia ocidental. Há predomínio dos bosques e das pradarias de clima subtropical.
Rússia Ocidental: É a região mais desenvolvida economicamente. Nela predominam as pradarias e as florestas de clima temperado.
Sibéria: corresponde à parte centro-oriental do país. Constitui uma grande fronteira econômica, pois abriga boa quantidade de recursos naturais. Há predomínio da vegetação de tundra nas áreas de clima polar e da taiga nas áreas de clima frio.
A organização do espaço geográfico no capitalismo e no socialismo
A instauração do sistema socialista na Rússia socialista constituiu a primeira grande ruptura e ameaça à supremacia do capital internacional. A transição entre os dois sistemas econômicos durou aproximadamente uma década. A partir de 1928, foi lançada a base que seria a principal característica do sistema socialista: a planificação da economia. Todo o sistema de produção e de organização do espaço geográfico passou a ser definido pelo planejamento do Estado. Houve a estatização dos meios de produção e das cooperativas agrícolas. A planificação industrial privilegiou a indústria de base. O objetivo era eliminar, ou diminuir ao máximo, a dependência de importação d equipamentos e matérias-primas industriais. Quando a