Répteis
O grupo do Répteis compreende as tartarugas, cobras, lagartos, jacarés e crocodilos. São Animais que possuem quatro patas (com exceção da cobra) e têm o corpo recoberto por escamas ou placas ósseas. A respiração é pulmonar e, por apresentarem pulmão mais eficiente em relação aos anfíbios, não necessitam de respiração cutânea. Os répteis são divididos em três grupos: Quelônios, Escamados e Crocodilianos.
Introdução
As tartarugas, as cobras, os lagartos e os jacarés são vertebrados adaptados à vida terrestre e seu modo de locomoção é que dá o nome a grupo: reptare, em latim, significa rastejar. Os répteis são animais de mesmo sexo separados e a fecundação é sempre interna. Logo após a fecundação, a fêmea deposita os ovos em buracos cavados na terra ou na areia. Mesmo os reptei de hábitos aquáticos desovam na terra.
A diversidade entre os répteis evidencia-se pelos diferentes tipos de revestimento e pelo formato variado do corpo. Assim, os Quelônios compreendem as tartarugas, cágados, e jabutis, são animais que possuem carapaça óssea; Entre os Escamados estão a maioria dos répteis, como os ofídios (cobras) e sáurios (lagartos). Os animais deste grupo possuem o corpo coberto de escamas; E ao Crocodilianos compreendem os jacarés, crocodilos e o gavial. Esses indivíduos possuem escamas córneas além de placas ósseas na região dorsal.
Os Répteis
A Origem Dos Répteis
Os primeiros répteis surgiram no planeta há aproximadamente 350 milhões de anos. Portanto, antes das aves e dos mamíferos. Comparando as características dos anfíbios e dos répteis fósseis, os cientistas concluíram que os répteis são descendentes dos anfíbios, de um grupo chamado Cotylossauro. As tartarugas estão entre os primeiros répteis que surgiram no planeta. Estudando as tartarugas fósseis, os cientistas puderam comprovar que elas já apresentavam algumas características das tartarugas atuais. Depois das tartarugas, há aproximadamente 200 milhões de anos, surgiram os