Répteis
Características gerais O nome réptil vem do latim reptare, rastejar. De fato a característica mais comum dos répteis é a locomoção por meio do rastejamento, roçando o ventre no solo. São outras características:
O esqueleto é completamente ossificado;
Alguns répteis, como o Sphenodon, têm costelas ventrais;
Os pulmões são bem desenvolvidos e, por vezes, providos de sacos aéreos;
O coração tem três cavidades, com uma divisão parcial no ventrículo, exceto nos crocodilos, em que há quatro cavidades separadas;
Os ovos geralmente são grandes e têm casca calcária ou coriácea.
Membros locomotores situados no mesmo plano do corpo (justificando assim, o rastejamento do ventre no solo);
Pele seca e frequentemente recoberta por fâneros, como escamas, placas dérmicas, plastrões e carapaças ou placas de queratina .
Excretam ácido úrico. Não sofrem metamorfose. Estrutura do Corpo
O corpo dos répteis é formado por cabeça, pescoço, tronco e cauda. Possui quatro pernas curtas, com dedos terminando em garras córneas. A boca é grande e cheia de dentes. Olhos são grandes, ocupando a posição lateral, com pálpebras e uma membrana nictante. A pele é composta por escamas córneas.
O esqueleto é totalmente ósseo, crânio com um côndilo occipital, limitado ventralmente por um palato,que separa as passagens respiratórias e digestivas.
Coração imperfeitamente dividido em quatro câmaras: duas aurículas e um ventrículo parcialmente dividido (ventrículos separados nos crocodilianos), o que lhes confere realmente três câmaras; um par de arcos aórticos;glóbulos vermelhos nucleados, biconvexos e ovais; Temperatura corporal variável (pecilotermos), de acordo com o ambiente; Musculatura muito desenvolvida em Squamata (cobras e lagartos) e em Crocodylia (jacarés e crocodilos), mas em Testudines (tartarugas, cágados e jabutis) a musculatura é desenvolvida apenas no pescoço. Poucas glândulas epidérmicas, pois a epiderme é corneificada, sem