Rádio
BLUMENAU
2014
FABIANA FERNANDA TARNOWSKY
RÁDIO
Trabalho da disciplina de Redação II: Meios Eletrônicos.
Professora: Luciane Katheryne Lourenço Trigo.
Curso: Comunicação Social: Publicidade e Propaganda.
IBES SOCIESC.
BLUMENAU
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Serão expostos neste trabalho a história, características e curiosidades sobre o rádio. Esse meio que mesmo tão rudimentar, no seu início, esteve presente nos momentos memoráveis de toda uma nação.
Igualmente apresentado, veremos a influência da publicidade nesse veículo, os tipos de peças utilizadas para chamar e entreter a população, além de também trazer o rádio com um foco regional.
2 O QUE É O RÁDIO?
É um instrumento que conduz sinais através da modulação de ondas magnéticas. A radiação trafega por meio de campos eletromagnéticos que se difundem ao longo do espaço, seja num sistema de comunicação rádio ou qualquer outro, é sempre indispensável dois componentes básicos: um transmissor, que envia a informação, e um receptor que, por meio de uma antena, capta as oscilações das ondas eletromagnéticas.
Ele é, portanto, um instrumento de comunicação de massa extraordinário, cujo valor vai além do entretenimento e da informação. Seu papel é forte na consolidação da cidadania e na participação dos ouvintes, que podem reivindicar e lutar por seus direitos nas várias programações radiofônicas do dia-a-dia.
2.1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO RÁDIO:
“Rádio, cultura e política caminharam juntos na construção da identidade nacional brasileira”. (HAUSSEN, 2000, p. 51)
Desde o seu princípio o rádio serviu de expressão às diversas manifestações culturais do país, principalmente por meio da música, do esporte e da informação.
Para Gomes Júnior (2008) a necessidade de uma comunicação abrangente, que ultrapassasse o interpessoal e pudesse atingir a grande massa em tempo eficiente, na