RVCC
- Acolhimento - Atendimento e inscrição dos candidatos, esclarecimento sobre a missão dos Centros Novas Oportunidades, as diferentes fases do processo de trabalho a realizar, e a possibilidade de encaminhamento para ofertas educativas e formativas ou reconhecimento, validação e certificação de competências.
- Diagnóstico - Análise do perfil do candidato, recorrendo, designadamente, a sessões de esclarecimento, análise curricular, entrevistas individuais e colectivas e outras estratégias adequadas à identificação das melhores respostas disponíveis em termos de qualificação, face ao perfil delineado para cada candidato.
- Encaminhamento - Proporcionar ao adulto informação que permita direccioná-lo para a resposta de qualificação que lhe seja mais adequada, podendo compreender o encaminhamento para o desenvolvimento de percursos de educação e formação exteriores ao Centro Novas Oportunidades ou para um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências. O encaminhamento resulta da análise das características do candidato, do respectivo percurso de educação e formação e das experiências de vida, motivações, necessidades e expectativas identificadas a partir das actividades que conduzem o diagnóstico.
- Reconhecimento de competências - Identificação, pelo adulto, dos saberes e competências adquiridos ao longo da vida, através de um conjunto de actividades, assentes na metodologia de balanço de competências e na utilização de instrumentos diversificados de avaliação. Estas estratégias e metodologias permitem ao candidato evidenciar as aprendizagens efectuadas, dando início à construção do portefólio reflexivo de aprendizagens.
- Validação de competências - Avaliação das competências adquiridas ao longo da vida por confronto com os referenciais de competências-chave. A validação compreende, em momentos próprios, a auto-avaliação do portefólio reflexivo de aprendizagens, em articulação com a hetero-avaliação dos