Ruy ohtake-arquiteto
RUY OHTAKE
Nasceu em São Paulo em 1938. Formou-se em arquitetura pela Universidade de São Paulo em 1960.
É reconhecido tanto no cenário nacional, como no internacional, como um dos proeminentes arquitetos, cuja obra tem sido referência, além de motivo de estudos e análises para trabalhos de graduação e pós-graduação de estudantes brasileiros e europeus.
São suas características, a exuberância criativa, a vontade de inovar, acreditando na contemporaneidade, como fator artístico, arquitetônico e urbano.
A presença de sua obra no espaço urbano é marcante, podendo ser facilmente reconhecida. Consequentemente, ela é apreciada não só por arquitetos, professores e intelectuais, mas por pessoas das mais diferentes origens e formações.
As questões urbanas e sociais estão presentes em preocupações e formulações de projetos. Sua trajetória inclui vários trabalhos com esse enfoque.
Foi vencedor de diversos concursos de arquitetura, além de receber importantes prêmios, que se constituem em um reconhecimento de suas propostas,
valorizando a arquitetura e a cultura nacionais, manifestações que se tornaram muito significativas nos últimos 50 anos.
Sobre suas obras foram editados livros e ensaios, com textos elaborados por estudiosos, críticos e historiadores e professores de arquitetura, além de jornalistas especializados no cotidiano urbano.
PRINCIPAIS PROJETOS NO EXTERIOR
1981
-Tóquio / Japão - Embaixada do Brasil
-Tóquio / Japão - Residência do Embaixador, em Yoyogi
1982
-Guayaquil / Equador - Estádio de Futebol
-Santo Domingo / República Dominicana - Resort Las Americas
1990
-Osaka / Japão, Pavilhão São Paulo na Expo’90
1995
-Washington / Estados Unidos - Jardins e Museu Aberto da OEA
2006
-Barcelona / Espanha - Hotel (colaboração)
"O exercício profissional do arquiteto, amadurecido ao longo de mais de três décadas, decanta uma sequência de obras cujos códigos formais e espaciais materializam a persistente