Ruptura e tradição
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PRAIA GRANDE
RESENHA
TRADIÇÃO E RUPTURA
ANDRESSA CONCEIÇÃO, N° 44
BIANCA BATISTA DOS SANTOS, N° 03
LUCIANA DAS NEVES SILVA, N° 43
PRAIA GRANDE/SP
2012
ANDRESSA CONCEIÇÃO, N° 44
BIANCA BATISTA DOS SANTOS, N° 03
LUCIANA DAS NEVES SILVA, N° 43
RESENHA
TRADIÇÃO E RUPTURA
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Contabilidade da Escola Técnica de Praia Grande, como requisito parcial para obtenção de média semestral da disciplina de Linguagem, Trabalho e Tecnologia, sob orientação da Prof.ª Loren Lopes Damásio.
PRAIA GRANDE/SP
2012
“O poder político é miseravelmente um terceiro poder. Antes dele está o poder econômico e, a seguir, o poder da mídia. E quando se possui estes dois, haver-se com o poder político não passa de mera formalidade.”
(Ignacio Ramonet, em O Pensamento Único e os Novos Senhores do Mundo)
TRADIÇÃO E RUPTURA
A figura n° 1 nos mostra por um lado várias pessoas igualmente andando pela mesma calçada, seguindo um protocolo, com um pensamento único, e por outro lado, vemos um único homem andando fora da calçada, podemos afirmar que esse homem teve o pensamento diferente dos outros, ele não ficou preso a um protocolo imposto pela sociedade e nem seguiu a multidão.
Na figura n° 2 pode-se observar uma sala quadrada com a mobília quadrada, e podemos entender que o pai esta oprimindo o filho, pois ele se impôs de uma forma diferente fazendo um desenho redondo.
As duas figuras têm em comum que a maioria das pessoas está seguindo um padrão, um protocolo, a maioria segue o que é imposto pela sociedade sem questionar ou fazer diferente do todo. Mas também podemos perceber nas duas, que a minoria estava quebrando o protocolo, rompendo uma tradição. Ainda podemos ver na figura 2 que o menino é oprimido, pois estava tendo um pensamento diferente da maioria.
O vídeo nos mostra que as duas partes, o veado e o urso não entraram em consenso, nenhuma das partes chegou a um acordo o