ruptura da madeira
Introdução
No ensaio de rompimento de tração observamos o comportamento do material empregado ao ensaio quando submetido à ação de uma carga uniaxial em um corpo de forma específica até a sua ruptura.
Na realização do ensaio obtivemos um gráfico, tensão-deformação, onde é possível analisar o comportamento do material ao longo do ensaio.
O ensaio de tração depende basicamente da máquina utilizada no qual se realizará o experimento, nesse caso utilizamos a máquina Mega Universal de ensaios da marca EMIC modelo DL 20 mil com capacidade para suportar 200 KN, que além de realizar ensaios de tração, realiza ensaios de compressão, flexão, cisalhamento, etc.
O ensaio consiste em coletar informações sobre as importantes características do material. Estas por sua vez poderá ser utilizado para alguma funcionalidade básica em estruturas da engenharias.
MATERIAL E MÉTODOS
O experimento foi realizado na cidade de Patos de Minas –MG no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) no laboratório de Resistência dos Materiais No bloco I. Com a ajuda do assistente do mestre foi se instalado o corpo de prova que se entende por uma espécie de madeira com comprimento de 33cm e largura de 5,05 cm e altura de 7 milímetros de espessura foi submetida a uma carga de tração que impulsionada gradativamente levou ao rompimento do material. Com o objetivo de determinar as tensões de deformações e deslocamento. Quatro grupos foram submetidos a este ensaio em que podemos observar abaixo que a diferenças entre os grupos foi de tensão versos deformação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Obtivemos seguinte resultado.
O corpo de prova permaneceu do mesmo tamanho mesmo que submetido a forças não foi visível alongamento percentual, somente ouve a ruptura quando foi exercida a força superior do em que o corpo suporta
Tensão de Escoamento
= 619,6 Mpa
Modulo de Elasticidade
34883 Mpa