Rup ferramenta
O Rational Unified Process – RUP é um processo de engenharia de software criado a principio pela Rational Software Corporation, portanto é um método de desenvolvimento de software proprietário, que dita técnicas a serem obedecidas por cada membro de uma equipe de desenvolvimento vislumbrando o aumento da produtividade. (Kruchten, 2001)
O RUP é fundamentado sobre a abordagem de Orientação a Objetos – OO e documentado usando Unified Modeling Language – UML
Uma característica ampla do RUP é o fato de ser totalmente customizável, contudo é dito como complexo, sendo recomendável para grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos.
Do ponto de vista gerencial, o RUP provê uma solução disciplinada de como atribuir tarefas e responsabilidades em uma organização de desenvolvimento de software.
Por si só, o RUP já é um produto (software) de apoio a gerencia de projetos onde toda metodologia é integrada com diversas ferramentas de desenvolvimento e gerencia.
Este trabalho não tem por objetivo aprofundar nas metodologias nem repertório de ferramentas empregas pelo RUP. O que será amplamente abordado é a visão gerencial de um projeto que utilize o RUP como processo e metodologia de construção de software.
1.1 – Visão Geral do RUP
O RUP define uma série de linhas-mestras e templates para cada membro da equipe de desenvolvimento.
1.1.1 - Desenvolvimento iterativo
Diferentemente do que ocorre nos processos comuns, um grande sistema de software não permite que se defina o problema e se construa uma solução eficiente em um único passo. Dependendo da complexidade, os requisitos mudam com freqüencia ao longo do desenvolvimento do projeto de software, devido a vários fatores, como por exemplo: restrições da arquitetura empregada, mudanças nas necessidades primarias do cliente, mudanças refletidas devido a um refinamento do problema inicialmente levantado, etc.
Ao se desenvolver iterativamente é possível acomodar novos requisitos ou mudanças,