Resenha Metodologia RUP
RESENHA SOBRE RUP (RATIONAL UNIFIED PROCESS)
[Cidade]
[Escola]
[Ano]
INTRODUÇÃO
O RUP, abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado Rational), é um processo proprietário de Engenharia de Software criado pela Rational Software Corporation e, posteriormente adiquirida pela IBM. Visa fornecer técnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar a sua produtividade no processo de desenvolvimento. Utiliza a abordagem de orientação a objetos e é projetado e documentado de acordo com a UML, abreviação de Unified Modeling Language (ou Linguagem de modelagem unificada), que é uma linguagem de modelagem padrão para elaborar estruturas de projeto de software. Através da UML é possível especificar, construir, visualizar e documentar os artefatos de um software.
É um processo considerado pesado e preferencialmente aplicável a grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos, porém o fato de ser customizável torna possível que seja adaptado para projetos de qualquer escala. Para a área gerencial, o RUP provê práticas disciplinadas para distribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma equipe de desenvolvimento de software.
O RUP, além de um processo, é um produto de software. É modular e automatizado, e toda sua metodologia é apoiada por diversas ferramentas de desenvolvimento integradas, vendidas pela IBM através da Rational Suite.
DESENVOLVIMENTO
O RUP é um processo iterativo incremental, que foca suas definições de workflow, fechando quais atividades irão ser desempenhadas por quais papéis, gerando um conjunto específico de produtos de trabalho. Para isso, o modelo é composto de duas camadas, uma de Fases, que representa um Ciclo de Vida de Desenvolvimento, e as Iterações, que organizadas em Disciplinas que guiam o ciclo iterativo. Cada disciplina agrupa um conjunto de tarefas comuns a uma determinada atividade.
O RUP