Rumos ou Azimutes
Azimute é uma direção medida em graus (de zero a 360) tendo por referência o Norte (que pode ser o magnético, o geográfico ou do sistema UTM). Exemplo de como aferir um azimute: estando no marco inicial 1, observa-se o marco 2 e, com o auxílio de uma bússola, obtém-se a medida, em graus, da direção 1–2; isso denomina-se azimute 1–2. Se o marco 2 estiver exatamente ao norte do marco 1, o azimute 1–2 é 0º (ou 360º) e o seu contra-azimute (ou seja, a direção inversa, o retorno do marco 2 ao marco 1) é o Sul, ou seja, azimute 180º. A seta vermelha da figura seguinte aponta para o Nordeste, cuja direção é o azimute 45º.
Utilização equivocada de contra-azimute.
Para evitar tais deslizes, alguns profissionais têm apresentado plantas com todos os dados utilizados nas descrições, conforme demonstrado na figura seguinte. Essa forma de proceder é ideal para o registro imobiliário, pois facilita aos leigos a compreensão da planta. No entanto, isso nem sempre se mostra viável em projetos de maior envergadura.
Azimutes ⇒
Ângulo contado a partir da ponta Norte do meridiano, no sentido horário, variando de 0º a 360º, entre o meridiano e o alinhamento. Podem ser: Verdadeiros ou
Magnéticos , conforme o meridiano adotado como referência.
Rumo
⇒
é o menor ângulo que o alinhamento faz com o meridiano (direção Norte-Sul). Os rumos são contados a partir do Norte ou do Sul, no sentido horário ou anti-horário, conforme os quadrantes em qu e se encontram, e variam de 0º a 90º.
Transformando Azimutes em Rumos
1° Quadrante: Rumo = Azimute
2° Quadrante: Rumo = 180° – Azimute
3° Quadrante: Rumo = Azimute – 180
4°Quadrante: Rumo = 360° - Azimute