Azimute e Rumo Magnético e Verdadeiro
Definição
Um azimute é uma direção definida em graus, variando de 0º a 360º. Existem outros sistemas de medida de azimutes, tais como o milésimo e o grado, mas o mais usado pelos Desbravadores é o Grau. A direção de 0º graus corresponde ao Norte, e aumenta no sentido direto dos ponteiros do relógio. Podendo variar em duas classificações:
I. Azimute Magnético: ângulo dado pela bussola, obtido através da medição a partir do meridiano magnético.
II. Azimute Verdadeiro (também conhecido como Geográfico): obtido através da medição a partir do meridiano geográfico.
Já um rumo é definido pelo menor ângulo formado entre um alinhamento dos pontos Norte e Sul, variando de 0º a 90º graus. O valor do rumo nunca é negativo, mas deve ser definido em qual dos quatro quadrantes (nas siglas em inglês: NE, NW, SE, SW) ele está presente. O Rumo também pode ser classificado como Magnético ou Verdadeiro, seguindo os mesmo princípios antes ditos na definição de azimute.
Causa de sua formação
A formação do Azimute Verdadeiro, ou Geográfico, se dá a partir da analise obtida pela orientação normal da Terra e em um plano cartesiano. A causa da formação do Azimute Magnético é devido aos Pólos Magnéticos existentes no planeta devido ao seu movimento de rotação, para ilustrar essa idéia temos como base a orientação da bussola, que é magnética (orientada pelo pólo magnético do Norte). O mesmo se dá ao Rumo (Verdadeiro e Magnético), respectivamente.
Diferença entre ângulos de Azimute Verdadeiro e Azimute Magnético
A Declinação Magnética é o fator que proporciona essa diferença entre Azimute Verdadeiro e Azimute Magnético, ela é o angulo formado entre os dois meridianos de um determinado local, o meridiano verdadeiro e o magnético. Esse ângulo varia de lugar para lugar e também varia num mesmo lugar com o passar do tempo. Essas variações são chamadas de Seculares e atualmente para se determinar as Variações Seculares e a própria