AULA DE TOPOGRAFIA RUMOS E AZIMUTES
TOPOGRAFIA
PROFESSOR JANSEN professorjansen@hotmail.com FONTE:
Carvalho, Edilson Alves de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I : geografia / Edilson Alves de Carvalho, Paulo
César de Araújo. – Natal, RN : EDUFRN, c2008. 248 p.
OS PONTOS CARDEAIS
NORTE: ONDE O SOL É MAIS ALTO
O movimento aparente do Sol desenha no céu uma parábola que atinge seu ponto mais elevado por volta do meio-dia. Para nós que estamos no hemisfério Sul, nesse momento a posição do Sol indica precisamente a direção norte; no hemisfério Norte, a posição do Sol ao meio-dia indica exatamente a direção contrária, ou seja, o sul.
OS PONTOS CARDEAIS
NORTE: ONDE O SOL É MAIS ALTO
No hemisfério boreal, que se estende do equador ao
Pólo Norte, existe uma “estrela guia”, chamada “estrela
Polar”, pertencente à constelação da Ursa Menor, que indica exatamente a direção norte.
OS PONTOS CARDEAIS
SUL: PARA ONDE APONTA A CONSTELAÇÃO DO
CRUZEIRO
Durante a noite no hemisfério austral, que corresponde à metade da Terra que fica entre o equador e o Pólo Sul, identifica-se facilmente uma constelação em forma de cruz – o Cruzeiro do Sul – que indica Aproximadamente a direção Sul. Prolongamos imaginariamente quatro vezes o braço maior da cruz e em seguida tiramos uma perpendicular ao horizonte.
OS PONTOS CARDEAIS
LESTE: ONDE O SOL NASCE
O Sol surge sempre mais ou menos no mesmo ponto do horizonte correspondendo ao oriente (do verbo latino oriri, surgir). Mais precisamente, nos dias 21 de março e
23 de setembro, o “ponto” em que o Sol surge no horizonte indica com exatidão a direção Leste.
OS PONTOS CARDEAIS
OESTE: ONDE O SOL SE PÕE
As mesmas considerações feitas para o leste são válidas para a parte do horizonte onde o Sol se põe chamado ocidente (do verbo latino occidere, cair). O “ponto” em que o Sol desaparece no horizonte, nos dias 21 de março e 23 de setembro, indica exatamente a direção oeste.
OS PONTOS CARDEAIS
N
L
S
O
NORTE
LESTE
SUL
OESTE
0°
90°
180°
270°
OS PONTOS