RUIZ
RUIZ. João Álvaro. Metodologia Científica – Guia para eficiência nos estudos. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
O autor aborda que a metodologia Científica pertence ao núcleo das disciplinas básicas de cursos superiores de diversas áreas, geralmente é ministrada no primeiro semestre. Apresenta métodos que um estudante universitário poderá seguir para obter sucessos acadêmicos e profissionais.
Quem ingressa numa faculdade precisa entender as mudanças propositadas e necessárias de uma organização ativa e produtiva de rotina de estudos. Regras e normas que obrigatoriamente devem ser seguidas pelos estudantes no ensino médio, que nas universidades não existem, as classes são heterogêneas, onde todos são tratados como adultos, responsáveis e capazes de dirigir a própria vida.
A função é guiar o estudante iniciante que não está acostumado a lidar com uma vida acadêmica universitária, orienta-o com algumas maneiras mais adequadas, econômicas e eficientes como: produzir tabela periódica(afazes e horários) para conduzir os seus estudos, de programar, discutir e utilizar seu tempo que é curto, ou seja, o aprendiz deve aprender a se disciplinar e organizar para aprimorar os seus conhecimentos, porém não basta, deve separar o que tem para ser estudado e fazer revisões imediata ou globalizadas para que todos os conteúdos sejam assimilados, planejamentos, desenvolvimento de pesquisas e está sempre presente nas aulas é essencial e indispensável.
Os professores que são educadores auxiliares no aprendizado, ensinam o porquê e como aprender a estudar, sabem os caminhos certos e os desvios perigosos pela experiência de viver, tem sempre em mãos os materiais que precisamos para aprofundarmos nos assuntos, usam muito trabalhos em grupos, que por sinal é uma forma muito eficiente, pois, ensina a lidar com pessoas que tenham análises, opiniões e personalidades diferentes também a interagir com a sociedade criando laço