Eficiência nos Estudos
Quem ingressa em uma vida acadêmica precisa antes de tudo entender algumas mudanças vitais na vida, trata-se de um universo muito diferente no qual o indivíduo não está acostumado.
As regras já não são as mesmas do ensino médio, de maneira que todos são tratados como adultos com plenas responsabilidades, mesmo porque existe uma diversidade de níveis e classes sociais, as salas são preenchidas por classes heterogêneas, pessoas com suas vidas e personalidades diferentes.
Nessa nova realidade nos submetemos a ter uma vida disciplinada e organizada para aprimorarmos os nossos conhecimentos, no que diz respeito ao tempo para estudar, sabemos que nessa fase a maioria trabalham e estudam, com tudo o tempo torna-se curto, más não basta só organizar o tempo e sim separar o que deve ser estudado para que todos os conteúdos seja assimilados, assim gerar um bom aproveitamento.
Alunos acadêmicos não estudam para decorar e fazerem as provas, estudam para aprender, absorver e assimilar o conteúdo para que possam passar os seus conhecimentos para o próximo, aplicar no seu cotidiano, na vida profissional e ficar preparado para a concorrência esmagadora.
Está em uma universidade nunca é demais, por tanto cumprir tarefas e prazos estabelecidos pelos professores que são educadores facilitadores do aprendizado, estudar, ler (livros, revistas, exemplares e jornais) revisar as aulas é de suma importância para os estudantes que estão ingressando na vida acadêmica, pois, o tempo é curto e o melhor método de aprendizado além da disciplina de estudante, é não faltar as aulas até porquê um aluno aplicado adquire bons resultados e sucesso na vida, ter em mãos o material adequado para determinadas aulas e procurar sempre manter uma disciplina de aluno adulto. Disciplina em sala significa concentração no que está sendo proposto pelo professor, com isto consegui acompanhar o raciocínio e uma melhor absorção do que está sendo discutido em sala.
Trabalho em grupo é uma das